A Osteoporose é a doença que acomete os ossos, sendo bastante freqüente na população brasileira, principalmente nas mulheres idosas, gerando grande impacto na saúde e na qualidade de vida. E, apesar de dizermos ser uma doença associada ao envelhecimento, ela está relacionada com os hábitos de vida que adotamos ainda enquanto jovens, como por exemplo, baixa ingesta de alimentos que contenham o cálcio; baixa exposição solar para fazer a ativação da vitamina D, que é extremamente necessária para que o cálcio chegue até o osso; consumo excessivo de café, chá preto, refrigerantes tipo cola que são bebidas que roubam o cálcio que deveria chegar no osso. E aí quando se chega na terceira idade passa a fazer falta os ossos fortalecidos.
E, porque tudo isso interfere tanto?
Os nossos ossos passam a vida toda por um processo de remodelação, que consiste na renovação do tecido ósseo, no entanto o processo de formação óssea é mais acelerado nos primeiros anos de vida, sendo assim hábitos de vida saudáveis levarão a ossos saudáveis.
Quando chega próximo dos 30 anos de idade, nossa massa óssea atinge uma espécie de pico, reduzindo o ritmo de regeneração e instalando-se o processo constante de descalcificação (que é a falta do cálcio no osso) e, consequentemente a diminuição da densidade óssea, levando à osteoporose.
A partir daí, os ossos vão se tornando mais fracos, porosos e mais suscetíveis a fraturas. A osteoporose aumenta o risco de fraturas como de punho, coluna vertebral e fêmur, consequentemente compromete a qualidade de vida, a independência, em alguns casos, pode até levar à morte.
O envelhecimento é, sem dúvida, um dos principais responsáveis pela doença, sendo que as mulheres são mais suscetíveis que os homens devido a mudanças hormonais associadas à menopausa, como o declínio na produção do estrogênio, que leva à perda de massa óssea.
A preocupação com a saúde óssea deve ocorrer desde cedo, justamente por ser o período de maior formação óssea. Não dá para esperar chegar na velhice para agir.
Existem algumas medidas que ajudam a prevenir ou conter o avanço da osteoporose: manutenção da ingesta de cálcio, a suplementação de vitamina D, pratica de exercícios físicos que fortaleça o sistema musculoesquelético e proteja contra a perda de massa como musculação e pilates; cessar tabagismo e controlar o consumo de álcool.
Que tal começar a cuidar de sua saúde óssea para que você possa ter um envelhecimento mais seguro, com qualidade de vida e independência?