Quedas em idosos: por que devemos nos preocupar?

Atualmente, as fraturas decorrentes de quedas são responsáveis por aproximadamente 70% das mortes acidentais em pessoas acima de 75 anos.
E por que o idoso cai?
São várias as causas relacionadas às quedas:
- Fatores intrínsecos: como a perda da massa muscular, as doenças crônicas associadas e os déficits sensoriais como dificuldade visual e auditiva que ocorrem com o envelhecimento.
- Fatores externos: como uma calçada irregular, um fio solto, iluminação inadequada, tapetes domésticos. E as situações de risco, como calçados inadequados, abuso de bebida alcoólica e execução de tarefas perigosas, como subir em banquinhos e escadas domésticas sem auxílio de outras pessoas.
E como prevenir as quedas?
Cuide das doenças crônicas
Hipertensão arterial sistêmica, diabetes, doenças neurológicas como a Doença de Parkinson/ AVC, as doenças osteoarticulares como a Osteoartrose estão entre as doenças que afetam a força muscular. Dessa forma, é importante mantê-las controladas com medicamentos e hábitos saudáveis.
Revisão dos medicamentos
O elevado número de medicamentos que os idosos fazem uso diário aumentam o risco de quedas, especialmente em idosos mais frágeis ou que usam medicamentos que podem causar queda de pressão, confusão mental, sonolência e tontura. Por isso, importante o acompanhamento médico regular para adequado ajuste terapêutico.
Pratique atividade física
Durante o processo de envelhecimento é fundamental a realização de exercícios físicos de estimulem o fortalecimento muscular, o treino de equilíbrio e de marcha.
Garanta uma casa segura
Elimine tudo aquilo que possa ser obstáculo ou provocar escorregões dentro de casa, como tapetes e fios soltos; instale barra de apoio no banheiro e corredores; use sapatos com sola antiderrapante e escolha calçados fechados para sair; deixe a casa bem iluminada, sobretudo no caminho até o banheiro.
19 99822-7830
Onde atendo
Clínica
Baoge
MEDPLEX
Av. Barão de Itapura, 610
SALA 501. Botafogo - Campinas-SP
