Todos nós desejamos ter vida longa, mas isso só será interessante se envelhecermos bem, preservando a saúde, mantendo autonomia e independência.

É cada vez mais frequente vermos idosos aos seus 80 ou 90 anos com vitalidade, energia, ativos e independentes.  Por outro lado, não é infrequente encontrarmos idosos de 60 anos em condição de dependência, fragilidade e sem autonomia.

Por isso devemos pensar: Como queremos envelhecer?

Saiba que 70% do processo de envelhecimento depende de nós e de nossos comportamentos que são os nossos hábitos de vida. E, somente 30% desse processo pode ser atribuído aos fatores genéticos.  Ou seja, tudo o que você faz hoje de bom ou de ruim para a sua saúde terá impacto positivo ou negativo no seu envelhecimento.

Um estudo do Ministério da Saúde mostrou que 7 em cada 10 adultos acima de 50 anos tem alguma doença crônica que pode progredir com complicações e demandas por serviços de saúde. Ou seja, estamos envelhecendo, porém sem a qualidade de vida necessária.

E será que existe fórmula ou segredo para se alcançar a Longevidade ativa e saudável?

Veja os principais pilares:

  • Tenha alimentação saudável (diminua sal, açúcar refinado, farinha branca e alimentos ultra processados; aumente vegetais e fibras)
  • Faça atividade física ao menos 150 minutos semanais conforme recomendação da OMS.
  • Durma bem e tenha rotina de sono (diminuir os estímulos sonoros e visuais 1h antes de deitar; deitar somente na hora que for realmente dormir; evitar longos cochilos durante o dia).
  • Pare de fumar e cuidado com a ingesta abusiva de álcool.
  • Cuide da Saúde Mental. Encontre formas de lidar com o estresse e ansiedade do dia a dia (ouça música, faça leitura, ioga e meditação).
  • Tenha convívio social com familiares e amigos. Participe de grupos e reuniões. A interação social traz mais felicidade e promove a longevidade ativa.
  • Cultive a fé, a espiritualidade e a resiliência. Isso te ajudará a superar melhor os desafios ao longo da vida.
  • Tenha propósito de vida. Saiba que você é um ser humano de existência única. E, por isso, tem muito a contribuir nesta jornada.