Dor

Dor crônica é uma condição de saúde comum entre os idosos, em decorrência do aumento da incidência de doenças incapacitantes, crônicas e degenerativas, que contribuem significativamente para o aparecimento de queixas de dor. No entanto, apesar de comum, a dor não deve ser considerada como parte normal do envelhecimento.
elisangela-ribeiro-imagem-interna-Dor
Na maioria dos idosos, a dor é multifatorial, ou seja, associada a mais de uma doença como as osteoarticulares (como a osteoartrose, que é o famoso “desgaste” articular), neuropatias (como ocorre no diabetes), doenças degenerativas (como hérnia de disco). Porém, é importante considerar que a dor não é apenas causada por esses fatores biológicos como inflamação, traumas ou doenças crônicas, mas também tem um contexto psíquico e social.

O diagnóstico é clínico e através de exames de imagens como Raio X, ultrassom, tomografia ou ressonância.

O tratamento da dor deve ser realizado sob prescrição médica, de forma cautelosa a fim de evitar efeitos colaterais e interações medicamentosas que poderão piorar a condição clínica do idoso. Muita atenção para o uso indevido e crônico de anti-inflamatórios! Também importante considerar terapias alternativas como acupuntura, exercícios de alongamento, musculação e hidroginástica.

E, como prevenção, movimente-se! A atividade física é a melhor forma de evitar o surgimento de dor crônica.

19 99822-7830

Onde atendo

Clínica
Baoge

MEDPLEX
Av. Barão de Itapura, 610
SALA 501. Botafogo - Campinas-SP

Icone local

Clínica
Meirelles

Rua Vital Brasil, 228
Vila Embaré - Valinhos-SP